ENTRE PALAVRAS

Muitas vezes não sei me expressar verbalmente como me expresso na escrita, será um defeito?

Talvez meu pensamento acelerado atropele as palavras sem dar o tempo necessário para reflexões (já feitas por mim) mas não no contexto onde serão colocadas. Então, gero um esforço enorme para colocar a fala no seu devido lugar para buscar e levar entendimento… Em outras palavras, explicar o que estou tentando dizer.

Perco-me em reuniões sociais barulhentas, elas me impedem de ouvir com calma e atenção ou mesmo conversar sem interrupções… Tento encará-las pelo bem comum e porque, às vezes, a socialização traz algum benefício, seja alguém que não via há tempos e que gosto muito, seja uma novidade que se apresenta ao evento, e devo dizer que preciso de um tempo em silêncio para o meu refazimento depois que elas acontecem.

Se for por escolha, eu prefiro a conversa densa e profunda, gosto de perscrutar o que se esconde na alma, no olhar, nos movimentos corporais, sinais pouco esquadrinhados na correria do mundo de hoje. Mas existe espaço para conversas sem noção, não sou sisuda ou fechada feito sarcófago, não! E disparo boas gargalhadas quando essas conversas acontecem! São necessárias para dar leveza e graça ao espírito!

Embora pareça o contrário, sou para poucos amigos, e sei que estou rodeada por muitos que me querem bem, esta é uma das poucas certezas que tenho na vida.

Deixo brotar as sementes amigas que me mandam em forma de afeto, rego, cuido e também entendo que tudo tem seu lugar e tempo de moradia dentro da gente. Algumas mantenho como flores perenes na alma, um jardim de paz onde poderei me refugiar. Depois do aprendizado, é hora também de semear.

De todo o jeito, entre palavras, o dito vira escrito, o pensamento é a letra pausada e digitada para tentar fazer sentido.

Obrigada por você estar aqui✨🙏

✍️Celi Anizelli

PERDAS E GANHOS

Tudo na vida é cíclico.

Mil voltas de começos, meios e fins.

Não sei quantas vezes ainda será preciso encerrar um para que outro se inicie, mas uma coisa é certa: enquanto pulsar o coração e existir ar nos pulmões, os ciclos são necessários.

No final das contas, ou antes de passar a régua e pedir a conta, há perdas e ganhos em todos eles.

Zerar o saldo, regular as emoções de tudo o que representaram leva tempo e exige muita disposição.

Às vezes bate um cansaço, e um “- Por favor, alguém termine isso pra mim?”

Não dá, não é?

Então, seguimos, um pouco lentos e anestesiados, com tantas mudanças e decisões a tomar, outras vezes empolgados com o campo novo de oportunidades que se abre, digerindo com pão ou com vinho o tão falado “processo”.

Tim-tim!!!

Keep Walking!

E como diz sempre uma grande amiga: “- O melhor está mais à frente.”

Enquanto isso, na expectativa de um novo começo, brindemos a vida!

✍️Celi Anizelli

UM CORAÇÃO PURO

É um desafio entregar nossa vida ao Senhor num mundo onde o materialismo, a cultura da beleza física e o poder que o dinheiro oferece batem à nossa porta todos os dias.

E quando decidimos VERDADEIRAMENTE seguir este caminho de entrega, encontraremos uma grande paz.

Mas o que significa para você a paz neste mundo? O que significa para você a paz em si mesmo?

Ter um coração puro exige que entendamos que ele só pode ser alcançado através da nossa reforma íntima, que nada mais é do que a busca do nosso autoconhecimento e, para aqueles que gostam de filosofia, como eu, recorremos ao pensamento socrático (e de outros seus contemporâneos) do “conhece-te a ti mesmo” para nos ajudar a desenvolvê-lo e potencializá-lo

Há uma outra prática lindamente orientada por Santo Agostinho, Agostinho de Hipona, que, antes de dormir, examinava detidamente o seu dia e perguntava à sua própria consciência se não tinha falhado em nenhum dos seus deveres ou se não tinha dado a alguém motivo para se queixar dele. É bonito, não é? E exige coragem também.

Desta forma e conscientes, propomo-nos a repensar todos os dias os nossos pensamentos e atitudes no exercício persistente da oração e da vigília. Parece fácil? Deveria ser.

Ter um coração puro exige vontade, disciplina e o maior desejo de se aproximar dos ensinamentos de Jesus.

“Todos querem ter acesso a corações puros, até perceberem que o acesso se dá através da coerência, do cuidado e da consideração. E é assim porque os dons divinos exigem ofertas divinas.”

✍️Celi Anizelli

Bons ventos. 🍃💚🍃

✨🪷

Capela N.Sra. Aparecida – Fazenda Paraíso (1932)