PICUINHAS

Dizem que não deveríamos ligar para as picuinhas.
Ouço muitas vezes pessoas me contarem que um ou outro casal vive brigando por picuinhas… Ou que uma amizade se desfez por causa delas. Ou uma briga de trânsito iniciou-se por conta de uma única, minúscula picuinha…
E seguimos dizendo que são bobagens…

Tenho uma teoria diversa a respeito do “não se importar ou não ligar para elas”.
Para mim, picuinhas são vírus emocionais.
Espalham-se por todo lugar e quando fortalecidos pela unidade o mal estar provocado é tão grande que gera rupturas, quebras, e todos os sinônimos que se quiserem juntar a isto.
E o pior de tudo… Ninguém sabe, muitas vezes, de onde vem nem porque isto acontece. E até avaliarmos sua procedência, o vírus já se instalou. Já foi.
Baixa nossa imunidade, deixa-nos depressivos… Bobagem? Não, verdade.

Picuinhas estão por toda parte… Na família, no trabalho, nas empresas, no trânsito, no pedestre que caminha tranquilamente pelas calçadas da sua cidade… E isto quando não se soma um pouco delas advindas  destes ambientes, de cada lugar.
Picuinhas tornam-se problemas enormes quando não cuidadas, quando não as olhamos com a devida atenção. São sorrateiras, minam, corroem nossos sentimentos mais enobrecidos, nosso ânimo, nossa vontade, nossa alegria de viver.
São silenciosas mas é possível percebê-las…

Basta um pouco de vontade, de maturidade para fazer com que desapareçam, não sejam assunto.
Em casa ou no trabalho… Comece desejando-se um bom dia… Um bom dia genuíno! Faça um dia de não reclamar de nada, nem do marido ou do chefe, nem do filho ou do colega do trabalho, nem do tempo, da chuva, do sol, do frio ou do calor, tente! Cuide de seus afazeres como se fossem tarefas escolares, daquelas que você ganha pontinhos para serem somados à sua nota final! Não contribua para que as perversas picuinhas atormentem as suas ideias, sua alegria, seu dia. E lembre-se: “gentileza é fundamental”.

Unknown's avatar

Author: Celi Anizelli

Sou teimosa, caio, levanto, sacudo a poeira e começo tudo de novo!

Leave a comment